segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ecologia Mental: PU forania da Luz 30/05

Boa Tarde Gente!
Venho hoje relatar um pouco sobre o nosso maravilhoso encontro da PU (Pastoral Universitária) que aconteceu no dia 30/05/2010.
O nosso encontro foi realizado com a presença de Irmã Hilária ,Joyce, Camila,Fernanda,Fabiana,Tiago,Tadeusz,Felipe,Letícia e um novo integrante chamado Rafael.
Iniciamos com uma oração feita por Irmã Hilária, Joyce utilizou a passagem de Lucas 5 que fala sobre ser SAL NA TERRA E LUZ NO MUNDO, comentamos que tinhamos que ser essa diferença no mundo, posteriormente começamos a leitura de um texto chamado: “A hora e a vez da ecologia mental”-Leonardo Boff.
“Não basta uma ecologia ambiental que vê o problema no ambiente e na Terra. Terra e ambiente não são o problema. Nós é que somos o problema, o verdadeiro Satã da Terra quando deveríamos ser seu Anjo da Guarda”. Leonardo Boff
A ecologia mental,sustenta que as causas do déficit da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que atualmente temos. Mas também, no tipo de mentalidade que vigora. Há em nós instintos de violência, vontade de dominação,que nos afastam da benevolência em relação à vida e à natureza.
O Homem, deixando de preservar a Natureza, cava a sua própria sepultura.A Natureza está morrendo e pede socorro. Falta sensibilidade no homem moderno, pois ele acha que pode usurpar, dominar tudo, despeitar as regras fundamentais da preservação da natureza. Há um provérbio indígena que prevê o que pode acontecer com o homem, pela insensatez e pela ganância como se apresenta. E ele diz o seguinte: “Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o homem irá entender que dinheiro não se come.”
A partir deste ponto, discutimos questões relativas ao aquecimento global, reciclagem e principalmente a conscientização das pessoas.Infelizmente,o que ocorre é que existe muita teoria e pouca prática, a maioria das pessoas não estão preocupadas com os danos que elas provocam direta ou indiretamente.

Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;


Na sequência, dando continuidade ao nosso encontro, fizemos uma dinâmica preparada por Tadeusz,que consistia em conhecer melhor o outro(nome, curso e semestre da faculdade) essa iniciativa da dinâmica é super legal, porque sempre tem pessoas novas e conseqüentemente ajuda bastante na integração.
E finalizamos o nosso encontro com uma oração final realizada por Joyce e louvamos ao senhor com a música força e vitória!
É isso gente, fiquem com Deus e uma excelente semana!Até o nosso próximo encontro no dia 13/06/2010.
Abraços!

Fernanda Brito

2 comentários:

  1. Qualidadee esse encontro!
    Adorei a dinâmicaa! rsrsrs
    Tadeu é 10!

    Que essa ecologia seja na prática do nosso dia-a-dia sempre.

    Um grande abraço e até dia 13.06!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal, gostei da resenha! Assim vai ser como se estivesse ali com vocês, mesmo quando não puder estar, aliás, é muito bom contar com a amizade de vocês, bjs!

    Quanto ao texto de Boff, eu não o conheço, será que dá pra postar? bju

    ResponderExcluir